A escola é considerada e aceita como uma instituição educacional que deverá manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade,considerando-se um determinado contexto cultural. A escola atende, portanto, aos objetivos de caráter social, à medida em que atende aos objetivos daqueles que lhe conferem o poder.
Mas a escola existente de hoje tem um controle aversivo sobre os alunos. Este tipo de controle é fácil de ser obtido, mas não leva à aprendizagem efetiva. Suas funções e consequências são incompatíveis com ideias habitualmente divulgados: democracia, direitos humanos, etc.., além dos ideais divulgados por diversas religiões.
A escola está ligada a outras instituições controladoras da sociedade, do sistema social (governo,política, economia etc.) e depende igualmente delas para sobreviver.Essas instituições, por sua vez, necessitam da escola, porque é a instituição onde as novas gerações são formadas. A escola é a agência que educa formalmente! Não é necessário a ela oferecer condições ao sujeito para que ele explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra. Ela procura direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social, o que é condição para sua sobrevivência como agêcia.
Vê-se que a escola assumindo-se como agência de controle social, pode ser vista como uma agência de limitação do desenvolvimento da individualidade da pessoa, porque atua de modo que esta seja mascarada ou preenchida por valores socias e não pessoais, quando oferece ao sujeito as opções permetidas pelo caráter social, como caminhos para que ele desenvolva suas características.
Escolas matam a criatividade? Ken Robinson acha que sim:
Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity?
Escolas matam a criatividade? Ken Robinson acha que sim:
Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity?
Legal, gostei!!!
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