Interromper uma tarefa aumenta bastante as chances de nos lembrarmos dela

O efeito Zeigarnik foi imaginado pela primeira vez em um restaurante! Quando o professor de Bluma percebeu que os garçons eram capazes de lembrar de pedidos que ainda não tinham sido pagos com mais facilidade.


Garçons e sua memória fantástica

O modelo proposto por Bluma para explicar esse efeito consiste no simples fato que a mente humana é capaz de se lembrar de tarefas que foram interrompidas com mais facilidade que tarefas que consideramos completadas.


Nós somos naturalmente programados para pensar “eu comecei, agora tenho que terminar” e isso tem duas enormes consequências no desenvolvimento de software!

Em 1927, Bluma Zeigarnik realizou um experimento, sob a supervisão de Lewin, para testar essa proposição. Os indivíduos recebiam uma série de tarefas e lhes era permitido terminar algumas, mas eles eram interrompidos antes de completarem outras. Lewin fez algumas previsões.

  1. Um sistema de tensão será criado quando o indivíduo receber uma tarefa para realizar.


  2. Quando a tarefa for concluída, a tensão desaparecerá.


  3. Se a tarefa não for concluída, a persistência da tensão resultará na maior probabilidade de o indivíduo lembrar-se da tarefa.

   Os resultados de Zeigarnik confirmaram as previsões. As pessoas lembravam-se das tarefas não concluídas com mais facilidade do que das completadas. Desde então, esse efeito passou a se chamar de Zeigarnik.

Efeito de Zeigarnik: tendência de se lembrar mais facilmete das tarefas não completas do que das tarefas completadas.

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