Todo cinéfilo adora uma lista - imagine a de um dos maiores ícones da história do cinema. O British Film Institute sintetizou várias fontes em uma única lista que contém os filmes favoritos de Stanley Kubrick, de 1921 até 1993:
A lista em ordem cronológica também é ótima para ilustrar a história da decadência da arte para poster de filme....
The Phantom Carriage
Victor Sjöström, 1921
Metropolis
Fritz Lang, 1927
Hell’s Angels
Howard Hughes, 1930
The Blue Angel
Josef von Sternberg, 1930
City Lights
Charles Chaplin, 1931
The Bank Dick
W.C. Fields, 1940
Citizen Kane
Orson Welles, 1941
Roxie Hart
William Wellman, 1942
Henry V
Laurence Olivier, 1944
Les Enfants du Paradis
Marcel Carné, 1945
La Belle et la Bête
Jean Cocteau, 1946
The Treasure of the Sierra Madre
John Huston, 1947
La Ronde / Le Plaisir / Madame de…
Max Ophuls, 1950 / 51 / 53
Il Vitelloni
Federico Fellini, 1953
Bob le flambeur que Kubrick chamou de "O filme perfeito"
Jean-Pierre Melville, 1956
Wild Strawberries
Ingmar Bergman, 1957
La notte
Michelangelo Antonioni, 1961
Very Nice, Very Nice
Arthur Lipsett, 1961
Kubrick pediu a Arthur Lipsett para criar um trailer para Dr. Strangelove, mas ele não aceitou. Kubrick acabou editando o teaser, com uma influência muito forte do trabalho de Lipsett.
Closely Observed Trains
Jirí Menzel, 1966
The Fireman’s Ball
Milos Forman, 1967
If….
Lindsay Anderson, 1968
Rosemary’s Baby
Roman Polanski, 1968
Ådalen 31
Bo Widerberg, 1969
Tora! Tora! Tora!
Richard Fleischer, 1970
Stanley, sobre o filme: “Que inteligente, os japoneses falam japonês – que diferença isso faz!."
The Emigrants
Jan Troell, 1970
Get Carter
Mike Hodges, 1971
Harold and Maude
Hal Ashby, 1971
Cabaret
Bob Fosse, 1972
Cries and Whispers
Ingmar Bergman, 1972
Harlan: “Ele ficou tão impressionado e depressivo com Cries and Whispers – mal conseguiu terminá-lo. Eu estava com ele.”
Deliverance
John Boorman, 1972
The Godfather
Francis Ford Coppola, 1972
Solaris
Andrei Tarkovsky, 1972
La bonne année
Claude Lelouch, 1973
The Exorcist
William Friedkin, 1973
The Spirit of the Beehive
Víctor Erice, 1973
Freebie and the Bean
Richard Rush, 1974
The Texas Chain Saw Massacre
Tobe Hooper, 1974
The Terminal Man
Mike Hodges, 1974
Cría Cuervos
Carlos Saura, 1975
Dog Day Afternoon
Sidney Lumet, 1975
One Flew Over The Cuckoo’s Nest
Milos Forman, 1975
Annie Hall
Woody Allen, 1977
Close Encounters of the Third Kind
Steven Spielberg, 1977
Abigail’s Party
Mike Leigh, 1977
Eraserhead
David Lynch, 1976
Girl Friends
Claudia Weill, 1978
The Jerk
Carl Reiner, 1979
Manhattan
Woody Allen, 1979
Harlan: “Por trás de seus óculos de aro preto foi a espiral de energia sexual de um gato selvagem "- Kubrick gargalhou.
All That Jazz
Bob Fosse, 1979
An American Werewolf in London
Jon Landis, 1981
Blood Wedding
Carlos Saura, 1981
Modern Romance
Albert Brooks, 1981
E.T. The Extra-terrestrial
Steven Spielberg, 1982
Heimat
Edgar Reitz, 1984
The Sacrifice
Andrei Tarkovsky, 1986
Babette’s Feast
Gabriel Axel, 1987
House of Games
David Mamet, 1987
Pelle the Conqueror
Bille August, 1987
Radio Days
Woody Allen, 1987
The Vanishing
George Sluizer, 1988
“The Vanishing foi real – The Shining é um filme fantasma – é uma grande diferença.”
Henry V
Kenneth Branagh, 1989
Roger & Me
Michael Moore, 1989
Harlan: “Ele realmente admirava a coragem de Michael Moore.”
Dekalog
Krzysztof Kieslowski, 1990
The Silence of the Lambs
Jonathan Demme, 1990
Husbands and Wives
Woody Allen, 1992
White Men Can’t Jump
Ron Shelton, 1992
The Red Squirrel
Julio Medem, 1993
Fonte: Ideia Fixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário